Inspirada no livro de Jay Asher, a série 13 Reason Why tem tomado a atenção do público jovem nos últimos dias. Hannah Baker,  interpretada pela atriz Katherine Langford, é uma adolescente que sofre com diversas questões que debatemos atualmente, como o bullying, machismo, estupro e as decepções amorosas. A personagem se suicida e deixa 13 fitas cassetes contando os motivos que a levaram a tal atitude.

Eu devorei a série em poucos dias e sei que ela tem um impacto muito forte, e que também cada um vai enxergar de uma maneira diferente. Por isso, eu resolvi deixar aqui “13 razões pelas quais” você não deve se suicidar.

Hannah Baker não deve ser enxergada como uma heroína, ela precisava de ajuda, ela precisava de amor e nós falhamos com muitas pessoas neste quesito. Ficou martelando na minha cabeça “porque ela não conversou com alguém”, “porque ela não foi clara com o que ela passava e sentia!”. Existe alguém que nunca vai te deixar só, por mais que você pense que esteja, e este alguém é Deus! Converse com Ele sobre seus sentimentos, se abra com alguém sobre o que tem acontecido com você, o suicídio não é uma solução!

Infelizmente o que acontece com Hannah Baker é o que muita gente passa, as vezes o seu colega de sala está clamando por ajuda e nós não somos capazes de ser a luz e o amor que precisamos ser. Sério! Essa série mexeu muito comigo e por favor, leia com atenção as minhas 13 razões.

  1. Você não está sozinho. Pode até não parecer, mas você nunca estará sozinho, quer acredite, quer não. Existem muitas pessoas que se preocupam com você, amigos, sua família e além de todos eles, existe Deus. Ele sempre estará com você. Não tenha medo de se abrir com alguém de confiança, vai te fazer bem.
  2. Jesus já morreu por você. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jõao 3:16. Por amor a nós, Deus enviou o único filho que Ele tinha, para morrer por nossas vidas, para que hoje nós pudéssemos ser livres. Ele também deixou o Espírito Santo, nosso Consolador, aquele em quem podemos confiar o nosso coação.
  3. Tem alguém que te ama. Existe um cara (ou uma garota) que é apaixonado em você e pensa em passar o resto da vida ao seu lado, há amigos que sempre mandam aquela mensagenzinha no whats para saber como você está, sua família nem pensa em te perder. Você precisa ser forte para enxergar que está rodeado de pessoas que te amam.
  4. Você é único. Não há no mundo todo ninguém igual a você, mais ninguém tem esse seu jeitinho, suas manias, seus medos, seus ideais. Isto te torna especial, não há substituição.
  5. Precisamos de você. Você tem um talento, uma ideologia de vida, um sonho, alguma coisa para nos ensinar. Por isso necessitamos que você mostre ao mundo quem é!
  6. Só existe uma vida. Não dá para avançar, para voltar, pausar, a sua vida é única, por isto deve viver intensamente.
  7. Você precisa perdoar. Eu sei o quão difícil é perdoar, mas o perdão liberta! Perdoe as pessoas que te feriram e se for necessário, perdoe a você mesmo.
  8. Você inspira alguém. Existe alguém que se espelha em você, não o decepcione.
  9. Existem muitas outras pessoas que passam pelos mesmos conflitos que você. Eu não sei qual a situação que você tem vivido, mas não se engane, há muitas pessoas passando pelos mesmos conflitos. Converse a respeito deles.
  10. Sua vida vale muito. Em um dos episódios da série, a mãe de Hannah pergunta a uma advogada se a vida do filho dela valia 200 mil dólares. E claro, a resposta foi não! Você vale muito mais do que imagina, não há quantia em dinheiro que pague a sua vida. Eu só quero que entenda o quanto é importante!
  11. O caminho não é feito somente de espinhos. Faça uma lista das coisas que ama e vai perceber que a vida também é recheada de momentos incríveis e sensações maravilhosas. Invista seu tempo pensando no que te faz bem! A situação em que você vive não é eterna!
  12. Os sentimentos mudam com o tempo. O cansaço, o desânimo, a tristeza, a decepção, o medo que você sente agora não são eternos. O tempo é encarregado de transformar esses sentimento e trazer as coisas boas! Lá na frente você terá apenas uma leve lembrança do que passou.
  13. É possível seguir em frente. Por mais difícil que tudo tenha sido, você consegue sim seguir em frente. Você é capaz de mudar a história da sua vida!

Esses são 13 de uma lista repleta de motivos pelas quais você tem que dar uma segunda, terceira, quarta… chance para a vida. É de muita importância falar o que você está passando, desabafe com alguém, libere perdão para quem te feriu (eu sei que é MUITO difícil perdoar, mas o perdão é libertador), distribua o amor que há em você, seja feliz! Coma chocolate, teste uma nova receita, viaje, conheça novas pessoas, faça um penteado diferente, VIVA! Você deve isto a você mesmo!

“Eu vos disse essas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo, tereis aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.”João 16:33

Anúncios