Ontem fiz um post sobre a história da Fernanda Ferrari e ela nos contou que teve pneumonia química causada pelo formol e quase morreu por isso, fiquei um pouco assustada, pois nunca tinha ouvido falar nessa doença. Então resolvi dar uma pesquisada e fazer um breve textinho comentando do assunto.

A pneumonia química é causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como produtos químicos, agrotóxicos, fumaça e outros. Quando inalamos essas substâncias, elas vão para os pulmões e inflamam nossos alvéolos (são eles que transportam o nosso oxigênio para o sangue). Ela pode comprometer todo o pulmão e dificultar as trocas respiratórias e em casos mais severos pode levar a morte.

Os principais sintomas são tosse e falta de ar, mas existem uma série de outros sintomas, como febre, queimaduras na pele, boca ou nariz, inconsciência, inchaço dos olhos ou da língua, dentre outros.

Se você acredita que esteja com pneumonia química o ideal é procurar um médico para análise e é importante comunicá-lo se houve contato com alguma substância química, quando houve e por quanto tempo.

E é claro! Evite a inalação de produtos químicos. Precisamos cuidar da nossa saúde!! Os sites que são voltados para a área biológica contém uma explicação melhor sobre esse tipo de pneumonia, aqui eu dei uma breve pincelada, porque não poderia deixar de falar sobre este assunto, mas se você acredita que possa estar com a doença pesquise mais e procure um médico.

Beijos!

 

Anúncios