Rafaela Silva tem 24 anos, é carioca e cresceu na comunidade Cidade de Deus, seu envolvimento com o judô começou aos 5 anos de idade. A judoca derrotou a atleta Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, na final na categoria até 57 quilos feminino. E conseguiu a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Vocês se lembram dela? Foi ela quem sofreu comentários racistas e críticas quando foi eliminada nos Jogos de Londres, em 2012. Com a conquista deste ano Rafaela ganhou bem mais que o ouro. Ela enfrentou tudo e todos que não acreditavam nela, todos que a julgaram e ainda deu uma lição para nós que por vezes pensamos em desistir de nossos sonhos. Rafaela entrou para a nossa história, ela se tornou a primeira mulher brasileira a ser campeã mundial e olímpica de judo.

Em uma entrevista ela disse:

“Mostrei aqui que uma pessoa saída da favela pode tornar-se campeã. A lição que fica para as crianças é que, se têm um sonho, batalhem.”

Vamos aprender com este exemplo! Temos que ter orgulho de onde viemos e jamais desistir daquilo que acreditamos, por mais difícil que possa parecer!

 

Anúncios