A porosidade nos fios é capacidade que o cabelo tem de absorver água, hidratação e demais produtos. Com o teste de porosidade descobrimos se as cutículas dos fios estão abertas, saudáveis ou fechadas e assim vemos o que o nosso cabelo mais precisa.

Os cabelos porosos são muito mais que ressecados, eles ficam ásperos, quebradiços e sem elasticidade, o brilho desaparece e os fios ficam vulneráveis, com aumento de retenção dos raios solares o que acelera o processo de desbotamento de cor dos fios.

Mas calma! Hoje vou ensinar um teste bem simples para você saber qual o nível de porosidade dos seus fios, bora começar?

2

Após lavar o cabelo e aperá-lo secar é só separar alguns fios e mergulhar em copo com água filtrada.

Depois de 10 minutos com os fios na água observe:

  •  Baixa porosidade: Se os fios flutuarem. A cutícula deste cabelo é fechada e bem juntinha, por isto os fios não absorvem com facilidade hidratação.
  •  Porosidade normal: Fio metade flutuando e metade no copo. A cutícula deste cabelo é saudável e por isto absorve facilmente a hidratação.
  • Alta porosidade: Fios que afundaram. A cutícula deste cabelo está danificada, por isso os fios ficam quebradiços, ressecados e com muito frizz, precisando urgentemente de cuidados.

Bem fácil né?

21

Sem desespero! Para ter cutículas saudáveis você precisará hidratar as madeixas e repor as proteínas perdidas, tanto internamente quanto externamente. Procure por por máscaras, reparadoras e repositoras de massas. Lembre-se que tudo aquilo que você cultiva com amor floresce!

Então cuide do seu cabelo com carinho que ele vai brilhar!

Beijos

Anúncios